terça-feira, 17 de abril de 2012

Você sabe qual é a distância correta entre o sofá e a TV?

Fonte: BBel, um estilo de vida.

Não adianta investir em uma televisão grande se a sala de estar de sua casa não permitir que entre ela e sofá seja mantida a distância mínima indicada pelos fabricantes. Segundo Kairós Nunes, responsável pelo marketing técnico da divisão de televisores da Philips Brasil, ficar perto demais da tela, independente se aparelho é fabricado com tecnologias como LED, LCD, plasma e alta definição, acaba fazendo com que o telespectador perceba durante a transmissão falhas e defeitos da imagem.

Kairós explica que hoje as novas tecnologias permitem que as pessoas sentem-se mais próximas da televisão. Isso é possível porque os pixels que formam a imagem nos aparelhos de tubo são maiores do que aqueles das televisões de alta definição, por isso, no caso de televisores antigos, os telespectadores precisam ficar mais distantes para que os pixels não sejam percebidos. “Hoje em dia é difícil ver o pixel, mas defeitos de imagens são recorrentes, como no caso de filmes que foram feitos em película e digitalizados”, destaca Kairós.

Antonio Miadaira, analista de produto da Panasonic do Brasil, também ressalta que a proximidade entre telespectador e tela pôde aumentar pela maior da velocidade de atualização do painel. “O cansaço visual é muito reduzido e não há necessidade de forçar a visão”, menciona.

Como calcular a distância?

Existem duas maneiras de calcular qual a distância é preciso deixar entre a televisão e o sofá e ambas envolvem o tamanho da tela. A fórmula mais conhecida é a seguinte: número de polegadas x 2,5 x 3,5. Assim, uma TV de 32 polegadas deveria ser colocada a 2,8 metros do sofá.

Ao multiplicar as polegadas por 2,5 você vai descobrir quanto, em centímetros, mede a diagonal da tela, que é o parâmetro usado para definir a distância (uma polegada corresponde a 2,5 cm). Essa medida precisa ser multiplicada por algo entre 2 e 4 para se chegar a distância ideal. Usa-se entre 2 e 4 porque existem variantes para o cálculo, por exemplo o grau de definição e o formato da tela. O valor mais utilizado é o de 3,5.

Outra maneira é medir com uma régua qual é a altura da sua televisão em centímetros e multiplicar esse número por uma valor entre 4 e 6. Por exemplo, uma Tv de 32 polegadas costuma ter 49 cm de altura e por isso precisa ficar no mínimo dois metros e no máximo três distante do sofá.

Para Antonio Miadaira, da Panasonic do Brasil, os dois tipos de cálculos podem ser usados tanto televisões de alta definição quanto para as de tubo. Kairós Nunes da Philips Brasil, afirma que o cálculo baseado na altura da televisão é mais preciso para os aparelhos com tecnologias recentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário