domingo, 21 de maio de 2017

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOS PARA CONTRATAR UM CORRETOR DE IMÓVES



Imobex

Executar um bom planejamento, organizar as demandas, definir processos e identificar ações e estratégias focadas são alguns passos importantíssimos para atingirmos o diferencial e termos o controle do rumo que os negócios estão tomando.

                                            
Quando conversamos com profissionais da área ou mesmo nas escolas de administração e/ou marketing, ouvimos muito falar sobre o planejamento estratégico de uma organização. Quem nunca ouviu falar sobre planejamento estratégico, com certeza já visitou uma empresa e viu lá, um quadrinho na parede apresentando a MISSÃO e a VISÃO daquela instituição. Quando não vimos os quadrinhos, encontramos no site ou em outras peças de divulgação. Isso porque essas empresas possuem um planejamento estratégico, ou pelo menos parte dele.


O planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Neste caso, formamos a seguinte pergunta: Planejamento estratégico é para empresas, grandes corporações. O que eu, corretor de imóveis tenho a ver com isso?

Não é só no ambiente corporativo que o planejamento funciona. Devemos ter um planejamento estratégico de nossas vidas, de nossas carreiras e de qualquer ambiente que atuamos e colocamos metas para chegarmos ao sucesso. Definir o seu próprio planejamento estratégico é um passo muito importante para administrar suas negociações e apoiá-lo na gestão de suas vendas.

O planejamento é composto por análises e conceitos que ajudam a definir a identidade e a organização de seus negócios e de sua vida.

Defina sua missão, visão e valores

A missão é aquilo que define o porquê você veio ao mundo. O que veio fazer aqui. Para quem veio fazer. E o porquê você existe. Ou ainda, no ramo da corretagem, a missão de um corretor de imóveis pode ser claramente definida, respondendo três perguntas: O que faz um corretor de imóveis? Porque eu sou um corretor de imóveis? A quem posso agregar benefícios? Simples assim. Suas respostas é sua missão, é a missão do seu negócio. É à base de suas ações e deve refletir na execução de suas estratégias.

E a visão? Se minhas definições já estão claramente expostas na missão, porque devo definir uma visão? Qual a diferença?

A visão reflete aquilo em que você quer se tornar, aonde quer chegar e em que direção apontar seus esforços para conquistar o que almeja. Em algumas situações a visão é sinônimo de sonho. Nossas ações devem executar a nossa missão, para assim atingirmos a visão. A visão pode ter prazo definido, ou não. Tudo depende do caminho de suas ações. Sua visão tem que ser positiva, otimista e deve agregar valor a sua imagem e aos seus negócios. Quando a nossa visão está perto da realidade, chega o momento de refazê-la e pensar mais longe, alinhar novamente nossas estratégias e redefinir o que queremos.

Para ter missão e visão, você tem que ter valores. Os valores são os seus princípios, coisas básicas que não podem faltar nos seus negócios. Refletem exatamente as características que você considera fundamental para tornar-se quem você quer ser e atingir o que você quer. Pense! Qual o seu compromisso com o cliente? Como você o trata? Quais as suas preocupações em relação à sociedade? Como você quer ser visto? Quais os adjetivos que melhor definem o seu trabalho? Os seus relacionamentos? Como você descreve seu atendimento? Você tem uma equipe? O que considera fundamental para um melhor rendimento e para mantê-la motivada? Como sua equipe tem que agir? Definir os valores do seu negócio ou da sua vida é fundamental para guiar os passos e o caminho de suas vendas e projetos.

Faça uma análise de seus negócios



Uma forma simples de analisar e entender como anda o mercado e como funcionam seus concorrentes é analisar. Sugerimos sempre a famosa matriz FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) também conhecida como análise SWOT (Strenghts,Weaknesses, Opportunities,Threats).

As forças e fraquezas referem-se ao seu ambiente interno. As forças tratam-se das características que são diferenciais e podem cada vez mais fortalecer e agregar vantagens a você e ao seu negócio, trazendo mais resultados. Quando definir as fraquezas, pontue aquilo que sente falta, características que pesam mais pra baixo do que pra cima, como por exemplo, a falta de algum curso, de alguma qualificação, não entender de alguma ferramenta ou não dispor de algum recurso, enfim, pense coisas que você pode melhorar e que depende de você melhorar.

Quando falamos de oportunidades e ameaças, estamos tratando de fatores e ambiente externo. Aquilo que não depende de você para estar ali, mas que de alguma forma interfere positiva ou negativamente em seus negócios. Identificar as oportunidades é primordial para o bom funcionamento das coisas, identificá-las é simples. Pense em como usufruir do avanço da tecnologia,as novas formas de relacionamento para prospectar clientes, a queda dos juros para aquisição de imóveis, os feirões de imóveis para vender mais, enfim, pense em todas as oportunidades que surgem no mercado e que você pode usufruir para se dar bem. Mas, não deixe de pensar nas ameaças, devemos estar atentos a elas, pois podem prejudicar nossas estratégias. As Ameaças são as “oportunidades negativas”, como exemplo, citamos o aumento de concorrentes. Senão há um monopólio, concorrentes sempre serão ameaças, em qualquer situação.

Corretor de imóveis, sugerimos que pegue um papel e uma caneta. Comece a refletir sobre suas premissas básicas. Responda os questionamentos deste texto e formule sua missão, sua visão e seus valores. Analise o seu negócio e entenda todas as possibilidades que você tem. Tenha isso visível em suas ações e colha os resultados. O maior beneficiado disso tudo, será sempre você.

Reflita e comente:
Qual é a sua missão?
Qual é a sua visão?
Quais são os seus valores? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário