sexta-feira, 4 de maio de 2012

Conheça o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidente da República


Por fprocopio - Vica Real
 
Sempre teve a curiosidade de saber como é a casa da Presidente da República, Dilma Rousseff? Pois bem, hoje vamos contar alguns detalhes e um pouco dos segredos que guarda este palácio que é a residência oficial dos presidentes brasileiros. Sem dúvidas, um imóvel único e cheio de particularidades.

O Projeto

O palácio foi inaugurado no final da década de 50, junto com a inauguração do projeto da construção de Brasília. Seu primeiro morador e idealizador do projeto de se ter um palácio para os presidentes foi Juscelino Kubtschek, que só autorizou a construção da residência após o segundo projeto de Oscar Niemayer, arquiteto responsável.

Todo revestido de mármore e de vidros, que junto com o espelho d´água formam uma linda imagem contínua do interior do palácio, o projeto é referência mundial em arquitetura até os dias de hoje.

Cômodos

A residência possui sala de jogos, uma grande cozinha, auditório para cerca de 40 pessoas, lavanderia, um escritório especial para a administração do próprio palácio, além de uma ampla galeria de arte com obras e relíquias de artistas brasileiros e internacionais. Uma sala especial também serve para guardar presentes e honrarias recebidas pela presidente.

Curiosidade

No hall de entrada do palácio, em uma parede dourada, está fixada uma frase dita por Juscelino Kubtschek no lançamento da pedra fundamental das construções de Brasília: Deste Planalto Central, desta solidão em que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável em seu grande destino”. 02/10/56.

Confira algumas fotos:







 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário