segunda-feira, 7 de maio de 2012

Imóvel usado com juros ainda menores


O Dia

Segmento está aquecido e há ofertas para todas as faixas de renda no estado

Rio - Com a queda nos juros para o financiamento imobiliário, o momento é muito favorável para quem tem pressa em se mudar para a casa própria. Por esta razão, optar por um imóvel usado é um bom negócio. Este segmento está muito aquecido, com ofertas para todas as faixas de renda.

Além de o preço ser mais acessível do que uma unidade nova, este tipo de moradia oferece outras vantagens, como as benfeitorias realizadas pelos antigos donos. São despesas que, colocadas na ponta do lápis, encarecem o negócio.


Imóvel pode representar economia até 30%, na comparação comparado a uma unidade nova | Foto: Divulgação

Nos imóveis na planta, por exemplo, são cobradas taxas de decoração e de instalação definitiva. Isso sem falar na instalação de box nos banheiros, aquecedores e armários na cozinha.

Segundo o diretor da Brasil Brokers Ética, Marlei Júnior, a relação custo-benefício vale a pena, por causa dessas melhorias feitas pelo proprietário anterior.

“As unidades usadas têm ainda outra vantagem: o tamanho. Por serem antigos, geralmente esses imóveis são maiores e contam com área de serviço, que inclui dependências de empregada”, diz Júnior.

Para o diretor da Martinelli Imóveis, André Moreira, o imóvel usado tem outros benefícios. “O cliente, muitas vezes, compra o apartamento quase todo montado, não precisando fazer muitas intervenções, o que acaba sendo uma economia. Outro detalhe é que as vagas de garagem já estão todas definidas pela convenção. Além disso, o financiamento do imóvel usado é mais imediato e o comprador pode até utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) na compra à vista ou para abater a dívida, pois o imóvel já tem o habite-se”, afirma Moreira.

Economia na compra pode chegar a 30%

Quem compra um imóvel usado pode economizar até 30%, se comparado a uma unidade nova com a mesma metragem, de acordo com o supervisor de vendas da imobiliária Apsa, Francisco Lisboa. Mas é preciso cuidado e não tomar decisões apressadas, sem avaliar bem os prós e contras e os gastos com reforma.

Em áreas com poucas unidades disponíveis, como a Zona Sul, os imóveis usados se destacam. Cômodos maiores, com pé direito alto, e janelas grandes são valorizados. Mas, em muitos casos, não há vaga de garagem nem área de lazer e o comprador tem que abrir mão dessas vantagens.

“As pessoas compensam a falta de diversão no prédio com praias, clubes e praças da região”, diz Lisboa.

Tamanho é documento

O diretor de imóveis prontos da Fernandez Mera, Heliomar Pereira, aponta outras vantagens de se comprar imóvel usado: o comprador tem a exata noção do tamanho do seu apartamento, além de conhecer a vizinhança e detalhes como a posição do sol. Pereira lembra ainda que clientes têm procurado a imobiliária em busca de imóveis usados maiores.

“Eles estão fazendo um upgrade e têm ainda aqueles que já moravam em espaços maiores e agora procuram por imóveis menores, porque os filhos cresceram. O mercado de usados está muito aquecido, por conta das condições de financiamento, com juros reduzidos”, diz Pereira, que tem oferta em bairros como Barra e Jacarepaguá, além da Zona Sul.


Financiamento do imóvel usado é mais imediato e o comprador pode utilizar o FGTS | Foto: Divulgação 
 
Na Sawala Imobiliária, os imóveis avulsos também são muito procurados. De acordo com o diretor da empresa, Sandro Santos, as benfeitorias são os destaques nesse tipo de moradia.

“Os antigos donos investem, por exemplo, em armários nos quartos e na cozinha, em rebaixamento de teto, iluminação etc. Além disso, quem opta por apartamentos antigos tem a chance também de comprar uma unidade com metragem maior do que a praticada no mercado atualmente”, completa Santos.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário