quinta-feira, 3 de maio de 2012

O jornal substitui a sacola plástica na sua casa


Por Douglas Camargo - Viva Real



Transformar jornal antigo em saco de lixo é uma alternativa fácil, criativa e sustentável para substituir as tradicionais sacolinhas de plásticos que acabaram de ser proibidas por lei. A nova embalagem fica bastante resistente, podendo ser utilizada na cozinha, banheiros e outras dependências da casa. A ideia é econômica e beneficia o meio ambiente por utilizar o jornal antigo, material biodegradável que decompõe num período de seis meses.

A ameaça ao meio ambiente levou o fim da tradicional sacolinha de plástico usada pelos supermercados, lojas e shoppings-centers. As justificativas da nova lei consideram a produção anual de cerca de 500 bilhões da embalagem no mundo e de 150 bilhões de unidades no Brasil que serviam para condicionar lixo doméstico depositado em aterros ou descartado na natureza, onde leva até 100 anos o processo de decomposição.

É uma ideia inovadora inspirada no origami, que pegando a prática torna-se uma atividade fácil e lúdica, além de uma solução econômica. Exatamente por isso o Instituo Akato, organização não governamental que atua com foco no consumo consciente, incluiu a prática na campanha que lançou recentemente sobre alternativas criativas que substituem as sacolinhas de plástico no dia-a-dia.

Acompanhe os passos abaixo e adote a prática.


1 – Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.




2 – Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.



3 – Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.



4 – Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.



5 – Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda e você terá a seguinte figura:



6 – Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro:



7 – Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.



8 – Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:



9 – Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!



10 – É só encaixar dentro do seu cestinho e substituir o saco plástico.



Que tal?



Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

Você gosta de soluções alternativas para sua casa? Sim ou Não?




Nenhum comentário:

Postar um comentário