terça-feira, 9 de maio de 2017

10 IDEIAS PARA AMPLIAR PEQUENOS ESPAÇOS



Imovelweb

Arquiteta ensina como transformar pequenos espaços em ambientes mais espaçosos e aconchegantes.



Nos dias atuais os imóveis estão cada vez mais compactos, principalmente os novos apartamentos. Mas a metragem reduzida não deve ser entrave para uma decoração harmoniosa e que valorize cada centímetro dos cômodos. Para aproveitar bem os espaços nestes imóveis, a arquiteta Vanessa Tradi ensina dicas simples e importantes que ajudam os pequenos ambientes parecerem espaçosos e aconchegantes; confira:


1. Integre os espaços. O ambiente não ficará maior, mas dará a sensação de amplitude. A arquiteta sugere a adoção de cozinhas americanas (cozinhas ligadas à sala), por exemplo.


2. Adote o mesmo piso para a casa toda. Não importa o tipo: madeira, porcelanato ou cimento queimado, o ideal é um padrão em todos os cômodos. Também é bom ficar atento às características: tacos largos e compridos são sempre mais viáveis que os pequenos.

3. Cuidado com a escolha do teto. Quanto mais gesso, mais o ambiente diminui.

4. Utilize cores claras e neutras no imóvel todo, principalmente em peças fixas, pois aumentam, de forma natural, um espaço reduzido. A pintura de paredes e tetos de um só tom também amplia. As cores fortes e densas devem ser empregadas em objetos mais fáceis de trocar, como vasos, quadros e almofadas.

5. O s espelhos são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço parecer maior. É importante colocá-los sempre na parede menor e de preferência por inteiro. Somente tome cuidado com o excesso, pode não ficar legal!

6. Compre móveis multiusos. Mesas laterais com pufes embaixo, sofás-camas, camas com espaços para guardar objetos ou mesas com duplas funcionalidades são ótimas opções.

7. Não descuide da iluminação. Quanto mais claro, mais amplo. Abuse da luz natural, pois esta pode dar um efeito surpreendente se não interferir na sua privacidade e bem-estar. Opte por cortinas leves e semitransparentes, sempre em tons claros.

8. Elimine objetos inúteis e organize suas coisas. A organização amplia e dá um ar de arejado ao espaço.

9. Evite dispor móveis nas áreas de passagem, pois podem reduzir ainda mais um espaço que já é pequeno. Além disso, dê preferência a objetos decorativos nas paredes em vez de colocá-los no espaço aberto (como no chão). Aliás, os tapetes diminuem o espaço. Um chão visível fará qualquer divisão parecer maior ao contrário de um coberto.

10. Procure otimizar espaços que considera inútil, como áreas embaixo de escada. É possível transformar esses nichos em ambientes charmosos capazes de acolher inúmeros objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário